O Laboratório Social é uma iniciativa da Síntese Eventos que objetiva ampliar o alcance de sua missão organizacional: a promoção, troca, divulgação e fortalecimento de conhecimento científico entre pares acadêmicos, e entre esses e a sociedade mais ampla.

Um dos nossos objetivos é estimular a integração entre jovens pesquisadores em nível pós-graduado, concedendo a eles o protagonismo na proposição de diálogos com pesquisadores seniores e profissionais estabelecidos de distintos segmentos sociais, tais como Estado, setor privado e terceiro setor. O Laboratório Social deseja, assim, promover resultados recentes de pesquisas científicas em seus mais diversos níveis; confrontado-os, sempre que oportuno, com outros especialistas e atores da sociedade civil e do setor público.

Nossas ações baseiam-se na associação entre os conceitos de Catalização Sinergia, pois consideramos que o conhecimento científico se expande a partir de trocas potencialmente criativas entre várias áreas do conhecimento. Escolhemos trabalhar com o conceito de vetores para designar os campos, os temas e as problemáticas que poderão dar forma aos mais variados eventos. Ao todo, o Laboratório Social emprega sete denominações de vetores, estes não são unidimensionais: suas forças e movimentos são de amplo alcance. Com isso, um vetor apresenta grande capacidade de agir sobre si mesmo e sobre os demais vetores com os quais venha a interagir, implicando em um sentido de dinamismo constante. São eles:

Arte & Cultura;
Economia;
Educação;
Poder;
Sociedade;
Tecnologia;
Urbano.

No que diz respeito à sua estruturação e organização geral, o Laboratório Social conta com:

 1) Nível Deliberativo

1.1. Coordenação Geral

Ocupada pela Diretoria Executiva da Síntese Eventos, Viagens e Intercâmbio Científico-Cultural, com funções de representação legal e poder deliberativo para implementar, direcionar e viabilizar as ações e iniciativas do Laboratório Social.

1.2. Curadoria
Quadro com titulação acadêmica em nível de Doutorado, responsável pelo: delineamento da estrutura conceitual e didático-pedagógica do Laboratório; escolha e definição de temas; sugestão de formatos e configurações das atividades; sugestão, convites e conversas com os colaboradores e parceiros que forem mobilizados para a consecução do projeto.

1.3. Equipe Executiva
Composta por quadro de profissionais da Síntese Eventos com ampla experiência no planejamento, organização e produção de eventos científicos, educacionais e culturais.

1.4. Colaboradores
Docentes, pesquisadores em nível de pós-graduação e outros eventuais convidados da sociedade civil, com representatividade e notório saber em suas áreas de atuação. Nesta categoria estão os colaboradores que atuarão em ações e eventos específicos. O papel de colaborador(a) poderá ser ocupado também por membros que estejam nas demais funções listadas.

2. Nível Consultivo

2.1. Conselho Consultivo

De natureza voluntária, o Conselho Consultivo do Laboratório Social tem o objetivo de assegurar a qualidade, a atualidade e a relevância acadêmica das ações, auxiliando na busca pela representatividade científica e sócio-cultural que garanta o diálogo multidisciplinar. O Conselho é formado por experientes e conceituados professores e pesquisadores, especialistas em distintas disciplinas e áreas do conhecimento. É também facultado aos membros do Conselho Consultivo propor e realizar atividades no Laboratório, em caráter de Colaboradores eventuais ou regulares.

Convidamos você a navegar pelo site, conhecer as especificidades de cada vetor, nossas propostas de atividades, nossa equipe e a se juntar conosco nesse gratificante desafio.

// Laboratório Social

>> Quem Somos

>> Nossa Equipe
     >
Coordenação
     > Conselho Científico
     > Colaboradores

>> Seja um(a) Colaborador(a)

 

// Contato

Envie sua mensagem

 

// Receba nosso boletim