Tema: Poder local
Vetores: Poder
Ementa da Atividade: A atividade compõe o ciclo de debates sobre o tema do Poder local desenvolvido pelo Núcleo de Estudos das Relações Estado-Sociedade e Políticas Públicas (NESPP/UFPB), cuja realização se dá em parceria com o Laboratório Social. Esse painel propõe estabelecer uma perspectiva comparada entre como os países Espanha e Brasil tomaram o significado da palavra municipalismo. Os palestrantes foram provocados a pensar nesse contexto por meio de questões provocadoras: 1) Nos debates mais recentes sobre o Estado, tanto no caso da Espanha quanto do Brasil, qual foi o espaço reservado ao ente local? 2) Como a ideia do poder local dialogava com a perspectiva do municipalismo no contexto de cada país? 3) Como esses debates eram assimilados por partidos políticos em diferentes posições do espectro político? 4) Quais são as perspectivas contemporâneas para o poder local e o municipalismo em cada país?
Formato: A atividade será realizada em formato on-line, com tempo de apresentação de até 40 minutos para cada expositora, seguido de abertura para debate com o público presente.
Objetivos da Atividade:
- Discutir o tema do poder local e os significados do municipalismo em cada país;
- Compreender o papel do ente local como espaço da política e dos movimentos da sociedade;
- Analisar como o poder instituído é tomado em cada realidade.
Carga horária: 2h00
Público Alvo:
- Estudantes do Campo de pública
- Estudantes de ciências sociais
- Gestores públicos
- Interessados no tema
Programação
Anderson Rafael Nascimento (UFPB)
Bernardo Gutiérrez
Jornalista, escritor e pesquisador. Nascido na Espanha e naturalizado brasileiro, escreve sobre cultura, redes, movimentos sociais, arte e política. Seus textos apareceram no Público, El País, 20 Minutos, La Vanguardia, Esquire, La Repubblica, Open Democracy, Der Tager Spiegel, Eldiario.es, Al Jazeera ou National Geographic, entre outros. Ele foi editor chefe do Público (Madri). Publicou os livros Calle Amazonas (Altaïr, 2010), #24H (dpr-barcelona, 2012), Pasado Mañana (Arpa Editores, 2017) e Saudades de Junho (Liquid Books, 2020) e participou de uma dezena de livros coletivos. É mestre em Belas Artes pela Universidade Complutense de Madri e doutorando em Estudios Artísticos, Literarios y de la Cultura pela Universidade Autônoma de Madri, em co-tutela com a Faculdade de Arquitectura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP)
Vicente Carlos Y Plá Trevas
Sociólogo, presidente do Instituto AMSUR, Conselheiro da Fundação Sociologia e Política de São Paulo. Ex- Secretário de relações Internacionais e Federativas do Município de São Paulo, Ex- Secretário-executivo da Rede Mercocidades, Ex- Secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, ex-coordenador do Fórum de Articulação Federativa da Presidência da República, ex-Coordenador brasileiro do Fórum consultivo de Governadores e Prefeitos do Mercosul, ex- Assessor especial do Ministro da Justiça, ex-Consultor da Presidência da caixa Econômica Federal, ex-Vice-Presidente da RIAD/OEA, ex-Diretor de Estudos IRFED/Paris.
- Grupo Poder e Desenvolvimento Local (PDL/USP)
- Departamento de Gestão Pública (UFPB)
- Programa de Gestão Pública e Cooperação Internacional (UFPB)
Vicente Carlos Y Plá Trevas
https://www.amsur.org/