Tema: Segregação urbana e neoliberalismo
Vetor:
Ementa: No ano 2000, a antropóloga Teresa Caldeira publicou o livro “Cidade de muros”, obra que se tornou referência internacional para os estudos sobre segregação urbana na atualidade. Mais de 20 anos depois, temos fortes evidências que apontam para a consolidação daquilo que a autora mostrava ser uma tendência das cidades brasileiras: a difusão do modelo de segregação baseado nos enclaves fortificados, isto é, espaços murados e privados, cujo acesso é fortemente controlado por sistemas de segurança e controle. Em termos teóricos, a relação deste fenômeno com os processos de neoliberalização da sociedade no Brasil foi pouco explorada pela literatura acadêmica dedicada ao tema. Valendo-se das teorizações mais recentes sobre o neoliberalismo e sua relação com a crise da democracia, esta atividade pretende avançar justamente nessa direção, refletindo sobre como o atual padrão de segregação urbana está relacionado ao avanço do neoliberalismo enquanto modelo de gestão social. Busca-se ainda discutir (algumas das) possíveis formas de resistência a esse padrão de organização da cidade, que é, na essência, antidemocrático
Objetivos: O principal objetivo deste curso consiste em analisar o avanço e a intensificação do modelo de segregação urbana baseado nos enclaves fortificados no Brasil à luz das teorizações mais recentes sobre o neoliberalismo. Como objetivo secundário, pretende-se contribuir para a criação de espaços de diálogo entre pessoas interessadas na temática da segregação e envolvidas na luta por cidades mais justas, que atuem em diversas frentes (gestão pública, universidade, movimentos sociais e organizações civis/não-governamentais).
Formato: Cinco aulas realizadas por plataforma online – duração de duas horas cada. Aulas majoritariamente expositivas sobre o conteúdo selecionado para cada seção – com ampla bibliografia selecionada e enviada com antecedência à turma. Realização de debate aberto, ao final de cada aula, incentivando a participação e reflexão por parte da turma.
Programa de Aulas:
Aula 1 – Neoliberalismo: elementos conceituais básicos
Aula 2 – Entendendo a segregação urbana
Aula 3 – Os processos de neoliberalização e seus impactos no espaço urbano
Aula 4 - Neoliberalismo e segregação urbana: a emergência e a intensificação da cidade de muros no Brasil (Parte I)
Aula 5 – Neoliberalismo e segregação urbana: a emergência e a intensificação da cidade de muros no Brasil (Parte II); e a luta dos movimentos sociais urbanos pelo espaço público frente ao ataque neoliberal
Bibliografia Indicada: Envio por e-mail para inscritas(os) confirmadas(os)
Público Alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação da área de estudos urbanos, profissionais ligados ao planejamento urbano, gestores/as públicos/as, lideranças de organizações civis e movimentos sociais envolvidos com o debate sobre direito à cidade e reforma urbana
Carga horária: 10 horas
Certificado: Emitido ao final do curso, para inscrita(o)s com 75% de presença.
Investimento: Investimento* vigente até a data de 15/10/2022. Após essa data, entre em vigor tabela atualizada com a segunda faixa de valores.
Modalidade de participação |
Até 24/10/2022 |
Inscrições gerais | R$ 180,00 |
Professores(as) da Educação Básica | R$ 140,00 |
Thiago Trindade
Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp e professor adjunto do Instituto de Ciência Política da UnB. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades (Demodê), onde coordena a linha de pesquisa “Democracia e Ativismo Político”, e Tutor do Programa de Educação Tutorial em Ciência Política da UnB. Também é integrante e colaborador da Rede Br Cidades. Autor do livro “Protesto e democracia: ocupações urbanas e luta pelo direito à cidade” (2017, Paco Editorial). Desenvolve pesquisas e tem publicações com foco nos seguintes temas: direito à cidade, participação política, movimentos sociais e teorias da democracia.
Política de Bolsas:
1. Finalidade
Sorteio de duas bolsas integrais e quatro bolsas parciais de 50% para apoiar a participação, com a isenção da taxa de inscrição, de pessoas que se autodeclararem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, negras/os, indígenas, quilombolas, pessoas trans, pessoas com deficiência - PcD.
2. Requisitos da/o proponente
Envio de Termo de Autodeclaração disponível em: https://forms.gle/xKqyYLbBWyk2kEep7
3. Período de Inscrição
O apoio deverá ser solicitado até 20/10/2022 até 23:59.
4. Das bolsas
Serão concedidas até 2 bolsas para o curso completo e até 4 bolsas parciais de 50%. A bolsa é pessoal e intransferível.
5. Da seleção
Serão analisadas as inscrições e aqueles(as) que atenderem os requisitos participarão de um sorteio.
6. Divulgação do resultado
O aceite será comunicado via e-mail até o dia 31/10/2022.